Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

13 de maio de 2014

COM DÉCADAS DE ATRASO, FERROVIA NORTE SUL-SUL FINALIZA LIGAÇÃO DAS DUAS REGIÕES.

A valec deu o primeiro passo para que a ferrovia Norte Sul finalmente possa quase três décadas depois de iniciada, ligar essas duas regiões do País.
A partir desta terça feira a estatal começa a receber pedidos de empresas de transporte para utilizar a malha da ferrovia entre Palmas Tocantins e Anápolis Goias essa obra que chegou a ser inaugurada pelo Presidente Lula em 2010 deverá estar pronta para operar nos próximos meses.
Folha de São Paulo.
A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia brasileira concessionarizada à Vale S.A através de licitação realizada pela VALEC em 2008. Quando concluída, possuirá a extensão de 4 155,6 km e cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro. Ligará Senador Canedo (GO), a Belém, conectando-se, a sul, em Anápolis (GO), com a Ferrovia Centro-Atlântica, e, a norte, em Açailândia (MA), com a Estrada de Ferro Carajás. Ao longo de seu trajeto, a ferrovia segue paralela à Rodovia Belém-Brasília (BR-153; BR-226 e BR-010) e ao leito do Rio Tocantins.
Wikipédia.