Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

26 de agosto de 2013

Setor naval superou retomada e busca da competitividade internacional, avaliam agentes

        Representantes do setor naval acreditam que o Brasil avançou o período de retomada e entrou na fase de busca de competitividade internacional. O presidente da Transpetro Sérgio Machado destacou que o país superou os desafios de voltar a fabricar navios no Brasil e de construir embarcações com índice de nacionalização de 65%. Ele ressaltou que o  Brasil é, atualmente, a quarta carteira mundial na construção de navios, atrás da Noruega, Estados Unidos e Grécia.
     — Estamos no último estágio para chegar lá. Começamos construindo navios, depois atingimos o índice de 65% do conteúdo nacionalizado e agora buscamos a meta de nos tornarmos competitivos a nível mundial”, afirmou Machado nesta terça-feira (13), durante a abertura da 10ª edição da Navalshore - Matintech South America.
       Machado disse ainda que o Brasil precisa aperfeiçoar a gestão e aproveitar o conhecimento adquirido nos últimos anos. “Temos estaleiros modernos e aqueles que estão se modernizando, mas precisamos consolidar a indústria naval como um todo, de forma sustentável. Temos condições de dar este grande salto”, afirmou.
     O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça, avalia que o mercado percebeu essa mudança de foco do setor em busca de competitividade. “Ter indústria competitiva no mercado internacional garante que estamos bem posicionados”, observou Mendonça, que também participou da cerimônia de abertura da feira.