Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

24 de maio de 2013

Libra é a maior descoberta de petróleo da história do Brasil, diz ANP

        Libra, escolhida para abrir licitação do pré-sal, pode produzir entre 26 e 42 bi de barris.
        O prospecto de Libra, escolhido para abrir a licitação do pré-sal em outubro, é a maior descoberta de petróleo na história do país. A frase é de Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP). 
      O volume esperado para o campo, localizado na Bacia de Santos, é entre 26 e 42 bilhões de barris, com um volume recuperável de 30%, algo em torno de 8 a 12 bilhões de barris por dia.
Apesar da cautela sobre a data do edital de licitação, Magda estimou que a divulgação do edital deve sair em 15 dias. De quebra, adiantou que a licitação ocorrerá em Brasília. 'É para facilitar a agenda presidencial', explicou a diretora.
     A área do prospecto é de 1500 km2 e a Petrobras terá uma participação de 30% na licitação, ficando o consórcio vencedor com os outros 70%. Para ter direito à sua parte, a estatal terá de pagar a oferta vencedora.
    Se a estatal quiser uma participação maior nos lucros do novo campo, Magda foi incisiva quanto às ações que devem ser tomadas:
     " A Petrobras, se quiser uma participação maior, terá de entrar em um dos consórcios", finalizou, comparando Libra a cinco Campos de Marlin, em termos de produção. "É um momento grandioso, e o país tem que aproveitá-lo", festejou.