Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

17 de dezembro de 2012

Estudantes de olho no primeiro emprego


        Em uma sociedade on-de as indústrias carecem cada vez mais de mão de obra especializada para suprir as demandas de seus serviços e produtos, a previsão é de que, em breve, os jovens – cuja faixa etária varia entre 15 e 24 anos – constituirão um dos segmentos de profissionais em maior ascensão no concorrido mercado de trabalho. Este é justamente o objetivo do Programa Jovem Aprendiz, projeto de integração profissional realizado em Campos graças a uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), os Serviços Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa Nacional de Apoio ao Estudante (Pronae).

        O projeto vem oferecendo treinamento e capacitação para um grande número de estudantes, de colégios públicos, possibilitando a eles o acesso ao tão almejado primeiro emprego e a independência financeira.
         O programa de capacitação profissional já vem sendo realizado pelo Pronae há algum tempo no estado do Rio de Janeiro, mas só foi implantado no município de Campos a partir de meados de maio deste ano. Aproximadamente 500 estudantes estão sendo beneficiados pelo projeto. Instrutores ministram as aulas, que acontecem de terça-feira a sábado, durante a tarde e a manhã, na Faculdade Estácio de Sá.
           Os alunos inscritos no programa poderão escolher entre estudar gestão empresarial ou petróleo e gás. O treinamento tem duração de 12 meses, sendo que as primeiras turmas do município estarão se formando em maio de 2013. Durante as aulas, os instrutores passam toda a metodologia e vivência elaboradas pelo Pronae para formar um elo entre as empresas e esses futuros profissionais.
         A mais recente atividade que integrou o programa foi uma palestra sobre o primeiro emprego apresentada na tarde da última segunda-feira, dia 10, na própria sede da Acic, no Centro da Cidade. Lá, os estudantes puderam tirar várias dúvidas à cerca dos desafios do trabalhador inexperiente em ser inserido no mercado de trabalho, além de efetuar seus cadastramentos no banco de dados da Acic.
       A palestra, que foi ministrada pela consultora do Sebrae Simone Gonçalves, contou não só com a presença de grande parte dos alunos que formam as 12 turmas do projeto, como também instrutores, coordenadores e representantes das instituições que estarão apresentando os jovens às empresas que os contratarão.
         Entre eles estava o presidente da Acic, Getúlio Almeida Andrade Rodrigues, que frisou a importância do treinamento oferecido pelo programa na capacitação dos jovens, que variam de idade e escolaridade e estudam, em sua maioria, em colégios públicos.