Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

7 de agosto de 2012

Atos inseguros e condições inseguras. Você sabe o que é isso?

alt
       Todo acidente é CAUSADO, e não simplesmente acontece, é por isso que toda vez que ocorre um acidente, por mais simples que possa parecer, nós o investigamos e analisamos, com a finalidade de encontrarmos causas e, em conseqüência, encontrarmos as providências ou recomendações necessárias, para evitarmos a repetição de acidentes semelhantes.
        Os acidentes ocorrem por falta cometida pelo empregado contra as regras de segurança ou por condição de insegurança que existem no ambiente de trabalho.
Podemos classificar basicamente as causas de um acidente de trabalho em dois fatores:
ATO ou CONDIÇÃO INSEGURA.
      Existe uma terceira classificação de causas de acidentes que são as causas naturais, responsável por 1 ou 2% dos acidentes.
      As causas naturais são os fatores da natureza, tais como vulcão, terremotos, maremotos, tempestades, etc, onde a tecnologia não tem controle ou previsões mais confiáveis.
       Atos e condições inseguras são fatores que, combinados ou não, desencadeiam os acidentes de trabalho. São, portanto, as causas diretas dos acidentes. Assim, pode-se entender que prevenir acidentes do trabalho, em síntese, é corrigir condições inseguras existentes nos locais de trabalho, não permitir que outras sejam criadas e evitar a pratica de atos inseguros por parte das pessoas.
      Tanto as condições como os atos inseguros têm origens mais remotas, em causas indiretas. Esses fatores indiretos, porém, podem ser atenuados ou eliminados, de modo a evitar que os últimos elos da cadeia, atos e condições inseguras, venham a propiciar a ocorrência de acidentes ou, pelo menos, que essas ocorrências se tornem cada vez mais raras.
       Levantamentos realizados por diversos órgãos e institutos mostraram que a proporção das causas de acidentes é de aproximadamente:

ATOS INSEGUROS
80%
CONDIÇÕES INSEGURAS
20%