Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

9 de agosto de 2011

Setor de metalurgia cresce com as indústrias naval e de petróleo e gás

     A recuperação dos estaleiros e a expansão da indústria petrolífera no Estado do Rio têm trazido ao setor de metalurgia — nono dos 12 segmentos da série “Rio de Empregos”, publicada às terças-feiras, no Vida Ganha um toque de Midas (Rei da Frígia, que, de acordo com a mitologia grega, tinha o poder de transformar em ouro tudo que tocasse). Hoje, um profissional qualificado na produção ou na fusão de metais encontra um mercado carente de mão de obra especializada e com melhores cargos e salários.
     Segundo Maurício Ogawa, gerente do Centro de Tecnologia de Solda, um aluno recém-formado, em menos de dois meses, já está empregado. Para ingressar no setor, o Senai do Rio dispõe de cursos de qualificação básica ou técnica, além de aperfeiçoamento. Há chances para quem tem ensino fundamental ou nível médio.
     A formação em solda, por exemplo, é rápida e tem grande procura pelas empresas. E ainda oferece várias etapas de especialização dentro da área — observa Ogawa.
     De acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), baseada em dados do Ministério do Trabalho, o setor de metalurgia empregava 49 mil profissionais no Estado do Rio, em 2009. O trabalhador mais bem qualificado recebia salário acima de R$ 6 mil.

Fonte: extra.online