Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

19 de agosto de 2011

P-56 inicia operação na Bacia de Campos

          Instalada no Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, a plataforma semisubmersível P-56 da Petrobras já iniciou sua operação e, quando estiver funcionando em plena carga, representará um aumento de 100 mil barris de petróleo por dia na produção nacional. Segundo nota da Petrobras di-vulgada ontem, a unidade iniciou a produção por meio de um poço pioneiro, que tem potencial de extração de cerca de 16 mil barris por dia de óleo.
         A nova plataforma fica a uma profundidade de lâmina d’água de 1.670 metros e foi projetada para processar até 100 mil barris de petróleo por dia quando atingir a capacidade máxima, o que está previsto para o primeiro trimestre de 2012. Além de petróleo pesado, de 18º API, a P-56 terá capaci-dade para processar e tratar até seis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
         A P-56 será interligada a 21 poços, dos quais 10 serão produtores e 11 injetores de água. O petróleo produzido será en-viado por oleoduto à platafor-ma P-38, que é do tipo FSO (sistema flutuante de armazenamento e transferência de pe-tróleo e gás), localizada a 20 quilômetros da P56. Da P-38, o petróleo será enviado a navios aliviadores e o gás natural seguirá por gasoduto até o terminal de Cabiúnas.
        Integrando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a P-56 é a primeira uni-dade de produção construída inteiramente no Brasil, no es-taleiro BrasFelss, em Angra dos Reis, com índice de nacionali-zação de 72,9%, e é considera-da pela Petrobras um marco na indústria naval brasileira, por consolidar a capacidade do país de construir platafor-mas desse porte em seu território.
Fonte: fmanha