Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

9 de abril de 2011

Linha férrea ligará Porto do Açu ao Rio de Janeiro

        O secretário de Transportes, Julio Lopes, anunciou que o governo do Estado, em parceria com o governo Federal e a iniciativa privada, está montando um projeto para a construção de uma nova linha férrea de transporte de cargas, ligando o Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense ao Rio de Janeiro. Esta linha se conectaria com a via férrea federal que será construída do Rio, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, no Peru.

— Estamos próximos de acertar um grande projeto de construção de uma linha ferroviária de 350 quilômetros. Será a primeira grande linha brasileira construída nesta nova fa-se do país — afirmou Lopes.

     O plano é aproveitar um trecho desativado que vem de Minas Gerais, em Bitola Esteira, contornando a Baía de Guanabara, que sai de Ambaí, em Nova Iguaçu, e vai até Itaboraí, passando por São Bento, Saracuruna e Magé. Em Itaboraí, a Petrobras pretende estender um ramal até o Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj). A idéia é implantar uma linha nova de Itaboraí até Campos e daí até o Porto do Açu, onde se ligaria à ferrovia federal 354, conhecida como Transoceânica.

    A construção deverá ser desenvolvida a partir de Parceria Público Privada, entre os governos federal e estadual, com par-ticipação de grandes empresas como LLX e Petrobras, diretamente beneficiadas pelo empreendimento. O projeto, que ainda está em fase de modelagem econômico-financeira, deverá ser iniciado logo após a finalização desta fase.