Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

19 de dezembro de 2013

Sistema informatizado no Balcão de Emprego de Campos


         Segundo o subsecretário, o objetivo da mudança  na emissão de carteiras é dificultar rasuras e evitar fraudes com o Seguro Desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e demais benefícios previdenciários. José Alberto informou, ainda, que o Balcão tem emitido, por dia, cerca de 150 carteiras.

          A partir de 2014, o sistema de emissão de carteira de trabalho no Balcão de Emprego de Campos passa a ser informatizado, atendendo a uma exigência do ministério do Trabalho. Os funcionários já estão sendo treinados. O órgão bateu recordes este ano, com 16.043 carteiras emitidas, número três vezes maior que o do ano de 2012, quando houve a emissão de 5.477 carteiras. A notícia foi dada pelo subsecretário de Trabalho e Renda de Campos, José Alberto Nogueira, segunda-feira (16), no programa Folha no Ar, na Plena TV. Ele também falou sobre o grande número de vagas ofertadas pelo balcão, que desde que foi criado, em 2009, já encaminhou 18 mil pessoas no mercado de trabalho.
—     Queremos dar maior segurança para o trabalhador. Ao dar entrada no pedido da carteira, a pessoa sai com um protocolo e poderá retirar o documento em um prazo de até 15 dias úteis. Com isso, o trabalhador está livre de qualquer problema, porque os dados ficarão no sistema, não sendo possível fraude. Este ano, tivemos uma procura muito grande. Até a data de hoje, foram 16.043 e, só no mês de novembro, foram 1.445, entre 1ª e 2ª vias — informou o subsecretário.
         Outra informação passada por José Alberto foi sobre o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que será municipalizado e dará ao trabalhador suporte para andamentos de processos. “O atendimento será realizado no Balcão e o trabalhador que estiver se desligando de alguma empresa fará a intermediação. Teremos uma assistência jurídica à disposição do trabalhador. O Balcão será o intermediador nas negociações trabalhistas”, disse José Alberto.
Cursos — Quem passar o verão no Farol de São Thomé terá a oportunidade de aprender a culinária japonesa. O curso de gastronomia será realizado às terças-feiras, entre os dias 14 e 28 de janeiro. Em fevereiro, será realizado o curso na área de saladas e doces. A inscrição e os cursos são gratuitos.