Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

5 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO COM PREVISÃO DE MEGA EMPREENDIMENTO PORTUÁRIO

      Município com o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado do Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana, Norte Fluminense, pode ganhar um mega empreendimento nos próximos anos. Uma empresa paulista, a Eagle Tecnologia da Informação Ltda., com intenção de instalar um porto na cidade, abriu o processo Nº E-07/511.525/2011 junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) requerendo o licenciamento ambiental para instalação de um Terminal Portuário, na localidade de Barrinha, entre as praias de Manguinhos e Buena.
    O Inea informou que, um grupo de trabalho está realizando o estudo de impacto ambiental apresentado pela empresa. A análise completa, a princípio, deverá ficar pronta em menos de um mês.
     O empreendimento, que levará em média três anos, se aprovado, para o término das obras, propõe uma área a ser ocupada de 1 milhão e 300 metros² , onde hoje esta situada a Fazenda Canaã. O projeto se apresenta como uma proposta de Terminal Portuário de Uso Privado (TUP) e servirá de apoio à operação offshore, atendendo as demandas logísticas decorrentes da exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos, podendo alcançar ainda a bacia do Espírito Santo, no Sul do estado capixaba.
    Vários estudos foram feitos na área que abrange todo o Norte Fluminense e também o Sul do Espírito Santo. Segundo o gerente da empresa, Rogério Sacchi, de todas as propriedades estudadas, a Fazenda Canaã foi o local mais indicado para construção do empreendimento.
   Ainda de acordo com ele, uma série de pesquisas, geofísicas e ambientais, foram realizadas na propriedade. Feito isso, a empresa elaborou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), e o mesmo foi apresentado ao Inea em março de 2011.