Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

23 de setembro de 2013

PARAGUAI E VENEZUELA VÃO DISCUTIR MERCOSUL DURANTE ASSEMBLÉIA-GERAL DA ONU

NOVA YORK, 23 Set (Reuters) - Representantes dos governos de Paraguai e Venezuela pretendem restabelecer o diálogo durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas nesta semana em Nova York, depois que os venezuelanos foram aceitos no Mercosul sem a aprovação dos paraguaios. 



Estamos trabalhando nisso. Nós todos queremos que isso seja resolvido o mais rápido possível", disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Manuel Maria Cáceres. "Haverá algumas reuniões de nível ministerial nesta semana", acrescentou ele, em discurso no Fórum Mundial de Líderes da Universidade de Columbia.
O Paraguai foi suspenso do Mercosul após o processo político no Senado que destituiu o então presidente Fernando Lugo no ano passado, uma manobra considerada antidemocrática pelos membros do bloco. A Venezuela foi, em seguida, admitida sem o consentimento do Paraguai, causando um impasse jurídico.
O atual presidente do Paraguai, Horacio Cartes, assumiu o cargo em agosto, permitindo que o país voltasse ao Mercosul, também integrado por Brasil, Argentina e Uruguai
Há um compromisso de fazer um esforço para normalizar as relações bilaterais", disse Cáceres à Reuters.
Um dia depois de tomar posse, Cartes disse que o Paraguai voltaria ao Mercosul quando os chanceleres dos países do Mercosul encontrassem uma solução para o problema jurídico causado pela adesão da Venezuela sem a presença ou aprovação paraguaia.