Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

7 de agosto de 2013

Sisutec: inscrição para cursos técnicos gratuitos vai até segunda-feira, dia 12


         O Ministério da Educação abriu, nesta terça-feira, o prazo de inscrição para 239.792 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec). Os interessados devem acessar o site http://sisutec.mec.gov.br/, até segunda-feira (dia 12).

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançou o programa           Os interessados devem ter participado da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das vagas disponíveis, 85% são reservadas a alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou particulares, na condição de bolsistas integrais. Há cotas raciais nas instituições federais. Será possível optar por até dois cursos, no momento da inscrição.
          Os cursos com mais oportunidades são os de Informática, Enfermagem, Logística, Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, Radiologia e Programação de Jogos Digitais.
          Apesar de ser o terceiro estado do Brasil com o maior número de matriculados no ensino técnico — com cerca de 90 mil alunos, de acordo com dados do MEC — o Rio tem pouco mais de 1% das oportunidades disponíveis: 2.841, ficando em 15º no quantitativo geral.
       O MEC informou que os nomes das instituições que vão participar da seleção serão divulgados somente hoje. E não forneceu detalhes sobre o motivo para a baixa oferta de vagas no Rio. Apenas informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “o sistema funciona com a adesão das instituições”.