Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

21 de junho de 2013

P-63 vai para Macaé antes de iniciar operação

             A plataforma P-63 da Petrobras, que será instalada no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, deixou na terça, (18/06), o estaleiro da Quip, em Rio Grande, em direção à Ilha de Santana, em Macaé, onde ainda passará por ajustes. Segundo a estatal, o Ibama fez exigências ambientais que passam "pela alteração do layout submarino dos poços", mas não deu detalhes.
            Parte das sete plataformas que entram em operação este ano para ajudar a Petrobras a melhorar sua produção, a P-63 deveria ser instalada em julho, mas teve sua operação adiada para setembro por conta dos ajustes solicitados pelo Ibama. A empresa argumenta que o adiamento não terá impacto relevante na curva de produção, já que o pico da unidade não era previsto para 2013.
           A meta da Petrobras é chegar a 2017 produzindo 2,75 milhões de barris de petróleo, contra os cerca de 2 milhões atuais. A companhia tem enfrentado problemas para elevar a produção, como a demora para obter licenças ambientais, atrasos em prazos de construção de plataformas e um número maior de paradas programadas.
           A P-63 vai produzir no seu auge 140 mil barris por dia de petróleo e 1 milhão de metros cúbicos por dia de gás em Papa-Terra, junto com a plataforma P-61. Toda a produção da P-61 será transferida para a P-63, que será responsável pelo processamento, armazenamento e transferência do óleo extraído. Operado pela Petrobras, com 62,5% de participação, Papa-Terra tem como sócio a Chevron (37,5%).