Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

9 de abril de 2013

TRANSPETRO: NOTA OFICIAL

      A Transpetro concluiu ontem (08/04), os trabalhos de contenção e remoção de resíduos da área atingida pelo combustível marítimo que vazou de uma linha no píer do Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), na última sexta-feira (5/4), em São Sebastião (SP). O vazamento foi imediatamente contido, na própria sexta-feira.

       A decisão de desmobilização dos recursos de contingência na região do píer e das praias foi acordada com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), após sobrevoos realizados na manhã e na tarde desta segunda-feira, nos quais foi constatado que os trabalhos de limpeza foram bem sucedidos.

      A limpeza foi realizada em todas as praias que de alguma forma foram atingidas pelo combustível. Em São Sebastião, a operação foi realizada nas praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés, Portal do Olaria, Praia das Cigarras e Ponta do Arpoador. Em Caraguatatuba, nas praias de Capricórnio, Massaguaçu e Cocanha.

     O Plano de Ação de Monitoramento acordado com a Cetesb prevê vistorias constantes e recolhimento de amostras em toda a orla de São Sebastião e Caraguatatuba.

     Para o trabalho de contenção, desde sexta-feira, foram mobilizadas até 500 pessoas e 37 embarcações, algumas usadas no recolhimento e armazenamento do produto, e outras para lançamento ao mar de vários tipos de barreiras de contenção e de absorção.  A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, e o presidente da Transpetro, Sergio Machado, acompanharam de perto toda a operação.

As causas do incidente estão sendo apuradas.