Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

12 de março de 2013

Indústria do petróleo muda o perfil do Porto de Vitória

           Ponto nevrálgico da economia capixaba, termômetro do seu ritmo de desenvolvimento, o porto de Vitória espelha com fidelidade a evolução das atividades econômicas do Estado. E as mudanças registradas na trajetória econômica do Espírito Santo não têm sido poucas, especialmente a partir da década de 1970, quando se intensificou o movimento que deslocou da agricultura para a indústria o seu eixo principal e, mais particularmente ainda, nos últimos 10 anos, quando a exploração de petróleo, ao concentrar esforços em águas capixabas, em lugar da exploração em terra, ampliou exponencialmente sua presença no Estado e sua participação na geração local de riqueza.
          Olhando para a história do porto de Vitória, é possível perceber claramente as etapas dessa evolução. O próprio porto nasceu – oficialmente, em 3 de novembro de 1940, – da necessidade de escoar a produção daquele que foi, por longos anos, o principal produto do Espírito Santo e que figura ainda entre suas principais commodities: o café.
            Em 2012, o porto público da capital capixaba movimentou quase sete milhões de toneladas de cargas e produtos diversos, mas nessa lista o café já não é mais a única estrela. Na sequência, a pauta de exportações capixaba foi revelando o processo gradual de diversificação econômica: dela passaram a fazer parte as rochas ornamentais, a celulose, os minerais metálicos e não metálicos e novos produtos agrícolas, como as especiarias, entre outras mercadorias ainda altamente representativas da movimentação portuária do Estado (sem citar, é claro, o aço, as pelotas de ferro e outros produtos que utilizam portos privados para sua exportação).