Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

27 de setembro de 2012

Petroleiros voltam ao trabalho, mas não descartam a greve


        Hoje, os petroleiros retomaram as atividades após paralisação de 24 horas realizada na quarta-feira que não afetou a produção da Petrobras, segundo informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Mas, os petroleiros não descartam iniciar uma nova greve, só que desta vez, por tempo indeterminado.

        O Conselho Deliberativo da entidade se reúne hoje para decidir sobre uma eventual nova greve,  por tempo indeterminado, caso não se chegue a um acordo sobre o reajuste salarial reivindicado. A informação partiu do coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes.

      Cerca de 90 por cento dos funcionários de turno e 40 por cento dos empregados da área administrativa nas unidades da estatal contempladas pela FUP aderiram à paralisação na quarta-feira, que não afetou a produção, segundo revelou a assessoria da própria estatal.

Braços cruzados — Durante as greves dos funcionários, a petrolífera costuma colocar equipes de contingência para operar plataformas e refinarias, mas essas equipes só conseguiriam manter as operações sem prejuízos à produção ou ao abastecimento por no máximo uma semana, segundo uma fonte com conhecimento do funcionamento da estatal.

        A greve de 24 horas teria sido  indicada pela FUP para pressionar a Petrobrás a apresentar uma nova proposta que contemple as principais reivindicações dos petroleiros. O aumento proposto pela empresa no dia 19 de setembro — entre 0,9% e 1,2%—  não teria atendido ao pleito dos trabalhadores e estaria aquém do que tem sido conquistado por outras categorias. (A.N.)