Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

21 de junho de 2012

Porto Sudeste deve ficar pronto em 2013, diz MMX

        A MMX espera que a construção do porto Sudeste seja finalizada no fim do primeiro trimestre de 2013, com sua capacidade total de 50 milhões de toneladas de minério de ferro transportados por ano só sendo alcançada em 2015.
         A previsão é de Guilherme Escalhão, presidente da mineradora, que falou no último dia 15 a jornalistas no Rio de Janeiro. A exportação do local deve juntar os 29 milhões de toneladas da commodity vindos da mina de Serra Azul com os 12 milhões de toneladas da Usiminas e mais 8 milhões de toneladas vindas da parceria entre a empresa de Eike Batista e a siderúrgica mineira.
Segundo o executivo, os planos de dobrar a capacidade total do porto já estão “bem avançados” e a companhia se mostra confiante em conseguir as permissões ambientais necessárias. As licenças devem sair em cerca de quatro meses.
        Depois de conquistar as permissões, a MMX vai procurar as mineradoras da região para saber a demanda pelo terminal. Há outra mina no estado cujo direito de exploração pertence ao braço de metais da EBX, a de Bom Sucesso, e há negociações com possíveis parceiros para incrementar a produção e o transporte do minério na região.
          “O cenário para a mineração de ferro no Brasil continua sendo de expansão, porque a China permanece crescendo”, disse Escalhão. Os preços da commodity têm caído no mercado internacional e os custos da exploração, aumentado, mas mesmo assim grandes empresas têm registrado forte lucro com o segmento, lembra o executivo.
Fonte: Valor Econômico