Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

9 de janeiro de 2012

Você sabe como montar um currículo moderno? Faça o teste.

IDENTIFICAÇÃO - O currículo precisa ser objetivo, sim, mas isso não significa ocultar informações importantes. Além disso, o documento precisa ser customizado, isto é, adaptado de acordo com o perfil da empresa e da vaga para a qual o profissional está se candidatando. De maneira geral, ele inclui cinco seções obrigatórias (identificação, objetivo, qualificações, experiência profissional e formação educacional) e uma opcional (cursos e treinamentos).
OBJETIVO - Esta seção deve estar no topo do currículo. Inclui nome completo, nacionalidade, estado civil, endereço, telefone, número do celular e e-mail. Não é preciso colocar informações pessoais como data e local de nascimento, filiação e números de documentos. Se você vai disponibilizar o currículo na internet, o melhor seria colocar apenas o nome completo e e-mail.
QUALIFICAÇÕES - Caso não possua experiência considerável, o ideal é que explique porque escolheu sua profissão e como pretende conduzir a sua carreira. Seja claro, procure personalizar o seu objetivo para a empresa e o cargo ao qual está se candidatando e mencionar também como você contribuiria para o sucesso do empregador. 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - É importante enumerar as qualificações e habilidades que possui e que são requeridas. Para isso, basta verificar os anúncios para as vagas as quais está interessado e relacionar os pré-requisitos constantemente exigidos nos mesmos. Em seguida, inclua no seu currículo aquelas que possui.
CURSOS E TREINAMENTOS - Descreva a sua formação educacional incluindo apenas o ensino médio, graduação e pós-graduações. Se relevante à vaga desejada, acrescente também os prêmios acadêmicos recebidos, os trabalhos de conclusão de curso e as monografias.
IMPORTANTE - Não inclua cursos sem nenhum vínculo ao emprego desejado.
            Por fim, no caso de disponibilizar o seu currículo na internet ou em sites de recrutamento, é recomendável acrescentar uma seção no final com as palavras-chave associadas ao seu perfil profissional. Isso aumentará a visibilidade do seu CV por parte dos recrutadores e empresas. 
  
             Espero poder ter ajudado a todos aqueles que encontram dificuldades de formular seu currículo.