Mercado crescendo. Vagas de montão. Bons salários. São informações que nos bombardeiam diariamente, nos dando a ilusão de que os empregos que estão ali, basta pegar, basta escolher o que melhor se encaixa no nosso perfil.
Realidade:
São, sim, verdadeiras as afirmações de que o mercado de petróleo e gás está crescendo, que teremos vagas de montão e que os salários são excelentes. Tudo muito bacana, mas e daí? Não é bem assim que funciona. O mercado é exigente e só contrata o profissional qualificado, na maioria das vezes com experiência. Isso provoca uma busca incessante, frustrações diárias e nervos a flor da pele por não conseguirmos. Ai nos perguntamos: porque não consigo se sou qualificado e tenho os cursos necessários? Quando sou chamado, o que não é fácil, não passo do recrutador. Quando consigo passar fico pelo meio do caminho. Só neurose.
O que é preciso?
Para isso a resposta é: Você não tem o conhecimento necessário para vencer a batalha. Não o conhecimento acadêmico, não o conhecimento da profissão, não os cursos que você fez, mas sim conhecimento do mercado, tanto da profissão, quanto da empresa e do perfil de quem contrata, ou seja, do recrutador. É necessário ter CONHECIMENTO.
Saber o que, o porque, quem e como é necessário agir é o Q da questão.
Normalmente pensamos que basta cadastrar nossos currículos em sites, ou enviá-lo por e-mail, deixando por conta da sorte alguém de uma empresa ou outra ver nosso perfil profissional e nos chamar para a tão sonhada vaga. Mas, além disso, saiba que você pode dar um empurrão e tanto no destino e obter um conjunto de informações determinantes e facilitadoras, que irão lhe dar um conhecimento FANTÁSTICO sobre o que, o porque, quem e como é necessário agir.