A norte-americana Chevron recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para retomar a produção de petróleo nos poços restantes da companhia no campo de Frade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A petroleira continua proibida, porém, de realizar novas perfurações e injeção de água na área.
Em abril de 2013 a agência já havia permitido que a petroleira retomasse parte dos trabalhos no campo.
A Chevron Brasil informou na terça-feira (1/4) que recebeu na véspera a permissão para reiniciar os poços produtores restantes no campo de Frade.
A suspensão das operações foi solicitada pela própria empresa após vazamentos de óleo. O primeiro vazamento no campo de Frade foi registrado em novembro de 2011. Em março de 2012, uma nova fissura foi identificada, o que levou a empresa a ter as atividades suspensas na região por quase um ano.
A ANP informou que a retomada da produção nos poços "se dará de maneira controlada, segundo parâmetros específicos e restritos para cada poço-reservatório".
"As atividades de perfuração e de injeção de água ainda encontram-se suspensas e dependentes da conclusão do relatório da ANP sobre o segundo incidente ocorrido no Campo de Frade. Esse, por sua vez, ainda carece de dados e informações a serem coletadas pela Chevron para sua conclusão", informou a agência, em comunicado à imprensa.
A Chevron Brasil informou que atenderá a decisão da ANP e que seguirá todos os protocolos de segurança.