Contato (22) 9 9750-4132 - ID 88*136923 E-mail: blogdoprofessorarmando@gmail.com

teste

27 de setembro de 2012

Petroleiros voltam ao trabalho, mas não descartam a greve


        Hoje, os petroleiros retomaram as atividades após paralisação de 24 horas realizada na quarta-feira que não afetou a produção da Petrobras, segundo informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Mas, os petroleiros não descartam iniciar uma nova greve, só que desta vez, por tempo indeterminado.

        O Conselho Deliberativo da entidade se reúne hoje para decidir sobre uma eventual nova greve,  por tempo indeterminado, caso não se chegue a um acordo sobre o reajuste salarial reivindicado. A informação partiu do coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes.

      Cerca de 90 por cento dos funcionários de turno e 40 por cento dos empregados da área administrativa nas unidades da estatal contempladas pela FUP aderiram à paralisação na quarta-feira, que não afetou a produção, segundo revelou a assessoria da própria estatal.

Braços cruzados — Durante as greves dos funcionários, a petrolífera costuma colocar equipes de contingência para operar plataformas e refinarias, mas essas equipes só conseguiriam manter as operações sem prejuízos à produção ou ao abastecimento por no máximo uma semana, segundo uma fonte com conhecimento do funcionamento da estatal.

        A greve de 24 horas teria sido  indicada pela FUP para pressionar a Petrobrás a apresentar uma nova proposta que contemple as principais reivindicações dos petroleiros. O aumento proposto pela empresa no dia 19 de setembro — entre 0,9% e 1,2%—  não teria atendido ao pleito dos trabalhadores e estaria aquém do que tem sido conquistado por outras categorias. (A.N.)

26 de setembro de 2012

Chuvas impedem manifestação surpresa em Macaé


      Em razão das fortes chuvas que caíram sobre Macaé na manhã de hoje, o Sindipetro-NF não realizou uma manifestação surpresa que havia sido programada para uma das bases da Petrobrás no município.

     A entidade, no entanto, mantém a disposição de mobilizar com cada vez mais intensidade as áreas administrativas, e orienta os trabalhadores a se manterem atentos e informados sobre as atividades sindicais.

      Nas plataformas, segue a mobilização em 41 unidades, com a paralisação de Permissões de Trabalho (PTs).

25 de setembro de 2012

IF Fluminense: Feira Mostre-se terá 80 estandes em Campos

             
             Dezenas de empresas do setor de Petróleo, ligadas ao porto do Açu e diversas outras que atuam no Norte Fluminense, bem como do Poder Público Municipal, estarão com seus estandes no Campus Campos-Centro do Instituto.


Criada em 2010, a Feira Mostre-se se destina a aproximar o Instituto Federal Fluminense (IFF) do mundo empresarial. Evento acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro.
           A Mostre-se é parte da política de estreitamento de relações entre a academia e o mundo do trabalho, em busca do desenvolvimento da região e do atendimento às demandas da sociedade e das empresas. O ingresso de alunos e egressos no mercado coloca o IFF como referência na formação profissional e cidadã.
               De acordo com os organizadores, “Em cada stand e em cada palestra, os visitantes poderão verificar o amplo conjunto de oportunidades que estão ao seu alcance, reunidas em um só local”.
            Nos dois dias da feira, além de visitar os stands em que será possível conhecer as atividades de cada empresa, instituição governamental e social, o visitante terá acesso a uma série de palestras. Elas acontecerão a cada hora, entre 14 e 19 horas e em dois auditórios. Petrobras, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Schlumberger, Halliburton, Kongsberg, Cameron, Fernandes Arquitetura, entre outras, ministrarão as palestras. Para participar será preciso fazer a inscrição antecipadamente no site do evento:www.mostrese.centro.iff.edu.br
          A edição 2012 da Mostre-se é parte integrante da 2ª Mostra Tecnológica para Estágio e Emprego de Campos dos Goytacazes, e conta com o apoio da Prefeitura para a sua realização.

QUALIDADE TOTAL



A qualidade total é uma filosofia de administração essencialmente participativa.

Seus pressupostos básicos são:
Todos pensam.
Todos podem.
E todos devem colaborar.

 

 
 
Nossa missão: Estar entre os melhores, sendo um agente de informação e transformação destinado ao aprendizado da área de especialização e soldagem industrial.
 
Nossa visão: Sermos reconhecido como um Blog de referência para auxiliar os nossos novos e experientes profissionais em suas trajetórias. Visando sempre a melhoria contínua.
 
Nossos valores: Respeito, responsabilidade, integridade, e compromissos com a informação industrial aos nossos clientes de maneira clara e objetiva.
 
Obejetivos gerais do Blog: Incentivar o conhecimento da Qualidade Total, direcionando-os para o mercado de trabalho e nos comprometendo com o processo de crescimento humano e proficional.

 

 

 
 

21 de setembro de 2012

Cresce o n° de brasileiros com menos de um ano de estudo

Penad. (Pesquisa Nacional por amostra de domícilios).
Aumentou o numero de Brasileiros que não tem instrução ou estudaram menos de um ano.
Pesquisa divulgada nesta sexta feira dia 21 mostra que 19,2 milhões de pessoas com mais de dez anos de idade estão nessa situação, o que representa 11,5% dessa população.
Obs: Pesquisa realizada em 2011.
O n° é maior do que foi apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e estatística) em 2009 quando eram 15,7 milhões 9,6% de Brasileiros com mais de dez anos de idade e menos de um ano de instrução.
A Região Nordeste é que tem o pior resultado 19% de sua população com mais de 10 anos de idade não chegou a frequentar a escola por um ano.
Região Norte 14%.
Região Centro Oeste 10,5%.
Região Sudeste 7,8%.
Região Sul 7,3%.

Já a taxa de analfabetismo no entanto caiu em relação a apresentada em 2009. De acordo com o IBGE 7,9% da população com mais de dez anos de idade se declarou analfabeta. Na pesquisa anterior esse índice era de 8,5%.

18 de setembro de 2012

Rio Oil & Gas


 
A Rio Oil & Gas é o principal evento da América Latina e é realizado a cada dois anos no Centro de Convenções do Rio Centro Estado do Rio de Janeiro.
Data: 17 a 20 de Setembro.
 
 
 
O primeiro evento foi em 1982.
A cada ano o Estado do Rio de Janeiro vem se consolidando como a capital do Petróleo.
A Rio Oil & Gas AND Conference comprova que a exposição é uma excelente oportunidade de negócios para todas as Empresas.
 





 


 
 
O Estado do Rio de Janeiro concentra 80% de todo Petróleo produzido no País e 50% da produção de Gas.
As empresas Brasileiras e Estrangeiras que participam da exposição tem a oportunidade de apresentar suas inovações tecnológicas e atualizarem seus conhecimentos.
Endereço: Rio Centro Centro de Convenções do Estado do Rio de Janeiro.
Avenida Salvador Allende 6555 Barra da Tijuca.


13 de setembro de 2012

Navio João Cândido construido no Nordeste

Para montar o quadro de 3.400 funcionários especializados na área de solda, o Estaleiro Atlântico Sul no complexo Portuário SUAPE Pernambuco.
Teve que estalar um centro de treinamento para formar profissionais capacitados para a construção do navio.
Disse O diretor administrativo dos recursos humanos do Estaleiro Atlântico Sul.
Gerson Beluci.
Diário de Pernambuco.
 
 

Acidente radioativo com Césio 137

Acidente radioativo com o Césio 137 em Goiânia completa 25 anos.
Data:13 de Setembro de 1987.
Fonte: Diário de Pernambuco.



A Brasil Center disponibiliza vagas para portadores de necessidades especias.

Interessados enviar currículo:
Rhmacae@brasilcenter.com.br
Ligue e fala com Fátima ou Anna Tel: (22) 3085-7628 / 30857633
 
Requisitos:
.Cursando Ensino Médio.
. Ter 18 anos ou mais.
. Residir em Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João ou 2° Distrito de Cabo Frio, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Casimiro de Abreu.
Fonte: Jornal Expresso Regional.

 

12 de setembro de 2012

Helicóptero retorna após duas tentativas de pouso em plataforma

O sindipetro foi informado hoje por trabalhadores que uma aeronave tentou pousar duas vezes em uma plataforma na Bacia de Campos dos Goytacazes e não conseguiu, retornando para o aeroporto Bartolomeu Lyzandro.
Segundo os trabalhadores a ocorrência foi no voo 9472 Das 09:35h para a Plataforma PCP-2.
Havia dez passageiros e dois tripulantes na aeronave de prefixo LCT da empresa Líder.
As informações iniciais são de que o problema estaria no pedal do Helicóptero.
O Sindipetro-NF acompanha o caso e busca mais informações da categoria e da Petrobrás.

Dia 06/09/2012
A Federação Única dos Petroleiros ( FUP) criticou a falta de planejamento em relação ao transporte aéreo para as plataformas da região a falta de infraestrutura e logística dos aeroportos e helicópteros que são utilizados pela Petrobrás.
A Empresa reconheceu os problemas e a FUP cobrou maior interlocução com os trabalhadores para buscar uma solução para o caos aéreo em nossa região e que coloca em risco toda a categoria.
Fonte: Sindipetro-NF

8 de setembro de 2012

Vagas de emprego em Rio das Ostras

          Os interessados devem ligar para o Banco de Empregos para saber sobre a existência da vaga ou comparecer à sede da Secretaria de Bem-Estar Social – Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, s/nº, Jardim Campomar, em Rio das Ostras. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
            Tels.: (22) 2771-6413 / 2771-6428
Clique em mais informações para visualizar as vagas.

VAGAS DE EMPREGO EM CAMPOS


            O Balcão de Emprego da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campos, funciona na Av. 28 de março n°533 (Antiga Big 13),de seg. á sex., das 08:00 as 17:00. Tel: 2731-6963  /  2731-6397     

           Para se candidatar às vagas oferecidas, é necessária apresentação do currículo. Caso o candidato não tenha o currículo pronto, funcionários do Balcão preparam na hora, de acordo com o padrão exigido pelas empresas, mediante apresentação da carteira de trabalho, identidade, CPF e comprovante de residência.

         Atenção para cadastrar o seu currículo no Balcão de Emprego Municipal é necessário que compareça pessoalmente com documentos citados acima.

 Lembramos que durante o decorrer do dia algumas dessas vagas podem ser preenchidas.

Click aqui e visualize as vagas


3 de setembro de 2012

O Petróleo e sua trajetória no Brasil

Primeira sondagem profunda no Brasil

 

                      A primeira sondagem profunda 488 metros feita no Brasil 1892 (S.P) Campo de bofete.
                      Encontra apenas água sulfurosa. 

Poço de Petróleo na Bahia

 

 Oscar Cordeiro foi o pioneiro em exploração de petróleo no Brasil no ano de 1930 poço lobato na Bahia.

Em 1938 foi criado o Conselho Nacional do Petróleo.

 A primeira jazida de Petróleo

 

 A primeira jazida de Petróleo no Brasil foi descoberta entre 1939 a 1941.

Os Maiores Acidentes no Brasil - casos registrados de 1967 a 2001

1967 Terminal petrolífero - TEMADRE, na ilha de Madre de Deus, Bahia de Todos os Santos
Incêndio de grande porte, com dezenas de mortos (ref."Acidentes Químicos Ampliados", publ. Fundacentro,. CNQ, SP, 1998).

1972 - Refinaria REDUC, Duque de Caxias, - rodovia Rio de Janeiro - Petrópolis
Vazamento e incêndio em válvula de esfera de GLP, com explosão e lançamento de fragmentos, 38 óbitos, incluindo brigadistas.

1982- Transporte de derivados . Bairro da cidade de Pojuca, Recôncavo Baiano
Descarrilhamento de 20 vagões-cisterna (15 diesel e 5 gasolina) frete Petrobrás e cias. distribuidoras, composição RFF- Leste; derramamento de combustíveis ao longo da ferrovia, proximo de ruas com residências, pessoas levando latas cheias para casa, incêndio prolongado e disseminado. Mais de 50 óbitos e dezenas de lesões graves.

1982- Refinaria REVAP, São José dos Campos, S.P.- rodovia Presidente Dutra
Vazamento de gás ácido, com ácido sulfídrico, em tubulação na área de tancagem , contaminação de tomada de ar para casas de controle, 10 mortos instantâneamente, inclusive 03 do socorro médico, e um, dias após.

1984 - Dutovia TEDEP - Alemoa, Santos - a- RPBC-Cubatão . Bairro Vila Socó, de Cubatão
Rompimento de duto de gasolina, com derramamento prolongado sobre o manguezal, seguido de explosões e incêndios atingindo as palafitas e barracos da favela . Mais de 90 óbitos oficiais e mais de 500 desaparecidos estimados.

1984 - Plataforma Central de Enchova PCE-1, "Bacia de Campos", mar do Norte Fluminense
Erupção de blow-out - golpe de bolsa de gás - num dos poços conectados à plataforma, operada pela empresa POZOS, com explosão, incêndio prolongado e evacuação do convés. Acidente com uma das embarcações de abandono (baleeira MACLAREN) , rompimento do cabo do truco com queda e mergulho da embarcação. 42 mortos, 207 sobreviventes.
1988 - Plataforma Central de Enchova PCE-1, "Bacia de Campos", mar do Norte Fluminense
Reconstruída parcialmente e novamente operando e ampliando as atividades, a plataforma sofreu outro "blow-out", com explosão e fogo, desta vez sem mortos, com a fuga dos 250 trabalhadores pela passarela de ligação com o "floating hotel Safe Jasmínia"; incêndio durante um mês até a obturação de poços, corte de produção de 80 mil b/ d, 15% da produção Petrobrás na época, destruição total do convés.

1991 Refinaria Manguinhos (Grupo Peixoto de Castro, hoje associado com a YPF) , Rio de Janeiro, bairro Benfica
Vazamento de cru reduzido a 300oC da torre de destilação atmosférica, seguido de "flasheamento", incêndio, com propagação do mesmo devido à explosão de cilindros de amônia, ferimentos em trabalhadores (1 grave com 90 % do corpo queimado), um óbito e feridos na favela próxima durante o pânico; bloqueio da Av. Brasil, proximidade com outras instalações de risco e concentrações de pessoas: ind. química Prosint (também do Grupo Peixoto de Castro - fabricação de metanol), entre a Av. Brasil e L. Vermelha, linha de Gás Natural CEG, Fundação Oswaldo Cruz (fábrica de vacina, laboratório, atend. ambulatorial e hospitalar ).

1998 - Refinaria Gabriel Passos (Regap), Betim, Região Metropolitana de Minas Gerais
Erros no projeto dos dutos não permitiram impedir que um vazamento de nafta atingisse um setor no qual um trabalhador realizava um serviço de solda. O fogo se espalho rapidamente causando a morte de seis pessoas e ferimentos graves em outras seis.

2001 - Acidente na P-36
Dia 15 de março de 2001. Duas explosões na P-36 culminariam com a morte de 11 petroleiros e o afundamento, cinco dias depois, da maior plataforma submersível do mundo. Após a P-36, outros 13 petroleiros já morreram em acidentes de trabalho. Desde 1998, são 106 mortes registradas pelos sindicatos e pela FUP, 79 delas vitimando trabalhadores de empresas terceirizadas. Mortes que poderiam ter sido evitadas se a direção da Petrobrás atendesse às reivindicações dos trabalhadores, como recomposição do efetivo próprio da empresa (reduzido praticamente à metade na última década); o fim da terceirização, do acúmulo de horas extras e da multifunção; maiores investimentos em programas de treinamentos, entre tantos outros pontos relacionados à segurança.

Poços de PVM-2 estão todos parados

          Na última quinta, 30, foi realizado um teste na única bomba de incêndio que estava atendendo a unidade e constatado que ela encontra-se inoperante. Por volta das 21h do mesmo dia, foi determinada a parada de todos os poços de PVM-2, porém os trabalhadores denunciam que até o momento não foi interrompida a passagem de óleo proveniente de PVM-1 com destino a PVM-3. O sindicato foi informado da parada da produção de PVM-2 pela Petrobras no mesma noite.
         Os trabalhadores informaram que não há barco de combate a incêndio nas proximidades da plataforma, o que causa apreensão geral. O sindicato cobrou este fato do Gerente de SMS da UO-BC, Alex Murteira, que informou que este barco está a caminho de PVM-2, porém o sindicato questiona a demora para esse atendimento.
        Os serviços a quente estão paralisados, com excessão daqueles necessários ao retorno da operacionalidade da bomba, que são a substituição do motor e caixa angular. Segundo os trabalhadores, até o momento, não ocorreu nenhum pouso de aeronave na unidade após a identificação dos problemas com a bomba de incêndio. Também não foi repassada informação oficial a respeito de interrupção dos voos até a chegada do barco de combate a incêndio, pelo contrário, a notícia repassada é que estão sendo providenciados embarques de profissionais de diversas unidades para atuar na contingência.
             Em paralelo, foi solicitada a realização de testes para verificar se as bombas de captação seriam capazes de suprir a demanda de água num caso de sinistro. O maior problema da utilização dessas bombas é que são alimentadas pelo sistema elétrico principal, que em caso de emergência é desligado automaticamente.
              Várias reuniões de CIPA de PVM-2 discutiram a situação da outra bomba de incêndio da unidade e na última delas o Gerente Edno de Albuquerque Lins Junior afirmou que “a falta de uma das bombas de incêndio não representava risco aos trabalhadores e por isso não seria necessário constar em ata de CIPA”, o que não foi aceito pelo diretor sindical que estava na reunião e por outros participantes.